A proposta ao redigir este blog, Opinião, um texto para ler, avaliar, criticar e se posicionar, por meio de atitudes!, é de abordar assuntos que vão desde temas ambientais, profissionais e pessoais, deixando uma mensagem crítica com relação a eles e expressado mais uma de nossas FACETAS!
Não se pretende por meio da coluna obter apoio, muito pelo contrário, busca-se a avaliação, a crítica e o posicionamento dos leitores frente ao tema, exercitando a cidadania no ato de repensar nossas atitudes, fazendo com que cresçamos como pessoas. Além das críticas, sejam elas favoráveis ou contrárias a idéia apresentada no texto, o importante é que a leitura da coluna resulte em atitudes afirmativas frente ao problema tratado.
Pensar diferente não é o problema, o problema é não pensar!

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Oxigênio para Portugal

Moacir Jorge Rauber

Uma parcela dos portugueses tem um sentimento de baixa auto-estima muito elevado. Muitas vezes há uma reação estranha quando comento o fato de ter escolhido Portugal para estudar nestes próximos anos, ao que me dizem “mas por que aqui, porque não foi para a Espanha, Alemanha ou outro país?”, denotando uma menos valia acentuada. Esse sentimento também se identifica em reações comuns como, “mas isto é muito difícil...”, em que se manifesta uma espécie de preguiça, inibindo qualquer tipo de mudança. A rejeição ao diferente também expressa certo medo, resultado da baixa auto-estima. Neste caso a presença dos brasileiros, de forma tão intensa nos últimos anos, tem provocado em muitos portugueses uma antipatia que beira a animosidade. Como já dito, isto apenas reflete a postura de uma parcela da população, porque esta semana ouvi uma opinião diferente sobre a presença de estrangeiros em Portugal. Tive a oportunidade de conversar com o administrador de uma cidade que acredita ser positiva a vinda de estrangeiros a Portugal, porque esse movimento obriga aos portugueses a abandonar este estado letárgico, não havendo espaço para vítimas do mundo sob pena de ficarem para trás.

Comentava-me, o administrador, que com o afluxo de pessoas de diferentes países, com diferentes culturas e variados traços, a maneira de ser do povo português foi enriquecida, considerando que o país teve um salto evolutivo marcante nas últimas três décadas. Logicamente que essa visão se estende sobre as características positivas dos diferentes povos que para Portugal emigraram neste período, embora também tenha destacado uma série de problemas que dessa migração resultaram. Comentou que uma parcela de emigrantes vindos do leste europeu tem como pontos positivos a grande disposição ao trabalho, mas negativamente apresentam muitos traços isolacionistas, preservando de forma ferrenha o modo de viver do país de origem. Já os brasileiros trazem como pontos positivos o dinamismo, a vivacidade e a expansividade, o que tem oxigenado o modo de vida de parcela da população portuguesa. Por outro lado os brasileiros também apresentam características negativas, como pessoas com poucos escrúpulos buscando sempre levar vantagem em tudo. Por fim, concluiu o administrador, a presença de estrangeiros, principalmente dos brasileiros, tem mais aspectos positivos do que negativos para o país e seu desenvolvimento.
Concluindo, fica o alerta para o perigo das generalizações ao dizer que determinado povo é de um ou de outro modo. Pode-se dizer que algumas características de pessoas oriundas de determinado países, proporcionalmente, se sobressaem em comparação com pessoas oriundas de outros países. O que não se pode fazer é generalizar afirmando que todas as pessoas daquele país se comportam de uma maneira, sob pena de, nós brasileiros, nunca nos desvincularmos da imagem de sermos “espertos” e querer levar vantagem em tudo. Caso houvesse uma generalização para o povo brasileiro preferiria ser o “oxigênio”, que é marcado por características positivas.

Nenhum comentário: