A proposta ao redigir este blog, Opinião, um texto para ler, avaliar, criticar e se posicionar, por meio de atitudes!, é de abordar assuntos que vão desde temas ambientais, profissionais e pessoais, deixando uma mensagem crítica com relação a eles e expressado mais uma de nossas FACETAS!
Não se pretende por meio da coluna obter apoio, muito pelo contrário, busca-se a avaliação, a crítica e o posicionamento dos leitores frente ao tema, exercitando a cidadania no ato de repensar nossas atitudes, fazendo com que cresçamos como pessoas. Além das críticas, sejam elas favoráveis ou contrárias a idéia apresentada no texto, o importante é que a leitura da coluna resulte em atitudes afirmativas frente ao problema tratado.
Pensar diferente não é o problema, o problema é não pensar!

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Falta de noção na cobertura de uma Olimpíada

Moacir Jorge Rauber
Ao ler manchetes e notícias sobre as olimpíadas em Pequim fico impressionado com a falta de noção, com a irresponsabilidade e, principalmente, com a crueldade nas palavras de boa parte dos autores das matérias. É comum ler manchetes que dizem “Fulano frustra o Brasil ao chegar em quarto”; “Beltrana derruba o sonho brasileiro de uma medalha na modalidade ...” ou “Cicrano teve uma participação pífia...” e por aí seguem palavras que são verdadeiros insultos aos atletas que estão em Pequim.
Considero falta de noção porque, muito provavelmente, boa parte dos autores das matérias conhece pouco ou sequer conhece o esporte sobre o qual escreve. É falta de noção, ainda, porque muito dificilmente algum destes autores tenha sido, é ou será atleta de qualquer esporte de alto rendimento, não tendo idéia do esforço que é necessário para se chegar no nível de participar de uma olimpíada. Também é irresponsável porque ao conhecer pouco um determinado esporte não poderia emitir opiniões tão contundentes. E caso conheça bem o esporte sobre o qual escreve uma manchete deste estilo é muito mais irresponsável ainda, pois assim sendo jamais deveria se expressar desta maneira. Por fim, a crueldade destas manchetes vai além de uma ofensa pessoal, porque expõe o atleta à opinião pública como se ele fosse o vilão. Na verdade não há sonho brasileiro em conseguir uma medalha, pois o sonho é de quem o sonha, neste caso os próprios atletas. Por isso não há necessidade de um “enviado” qualquer dizer que “Fulano”, “Beltrana” ou “Cicrano” não tenha conseguido o que ele se propôs a fazer, como se fosse o Brasil a não consegui-lo. Isto porque quem se dedicou, quem repetiu uma rotinas intermináveis de treinamentos, que abdicou de estudos, trabalho e família foi o atleta, porque não há esporte de alto rendimento sem comprometimento, sem perda e sem sofrimento. Com toda a certeza do mundo se os resultados não são aqueles que o “Brasil” espera é, provavelmente, porque o país não fez a sua parte ao não oferecer as mesmas condições de treinamento e incentivo que são dados nos países que mais sobem ao pódio. Por esse motivo não há pessoa com moral para cobrar nada em nome de ninguém, muito menos do país.

Por fim, é uma completa falta de noção, uma irresponsabilidade total e crueldade desumana, porque se um atleta chegou a Pequim ele no mínimo está entre os melhores do mundo.Para lá chegar teve que treinar e competir muito, ou seja, quem lá está é muito melhor do que os milhões que sequer tentaram.

Nenhum comentário: